Evoluir para melhorar

A vocação de todo bom projeto é crescer. E o Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania não é exceção. O projeto cresceu, mudou seu status e ampliou seu meio de atuação. Tudo isso graças a novas parcerias e perspectivas inovadoras para a estrutura de trabalho.

Implementado em 2009 após o intenso treinamento da equipe de 10 monitores selecionados, o projeto se constituiu como uma ação educativa voltada para a comunidade ouropretana em geral e, em particular, os alunos da Universidade Federal de Ouro Preto com o objetivo de aprofundar o conhecimento dessa comunidade sobre sua cultura, arte e história por meio de roteiros sensoriais.

Mais de um ano depois de iniciado, com números que chegam a quase 150 roteiros realizados com mais de 1000 pessoas o Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania entra em uma nova fase. Passa de Projeto para Programa, e alcança, assim, novas possibilidades de inserção na comunidade e formas de atuação.

Após a realização do I Seminário de Avaliação e Planejamento das Casas do Patrimônio, entre 27 de novembro e 01 de dezembro de 2009, em Nova Olinda (CE), e com a elaboração da Carta De Nova Olinda - documento que apresenta o conceito e o conjunto de premissas básicas, objetivos e recomendações para a instalação da Casa do Patrimônio - começamos a estruturar a ações que comporiam as atividades da Casa do Patrimônio de Ouro Preto em 2010.

Pensando numa gestão compartilhada com nossos parceiros, por meio de uma coordenação conjunta, começamos a redesenhar nosso projeto. Agora, além da participação da Universidade Federal de Ouro Preto – Departamento de Turismo, e da Fundação de Arte de Ouro Preto, contamos com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto/PMOP e da TV UFOP. Ambas integraram-se às ações do, então, Projeto Sentidos urbanos: patrimônio e cidadania ainda em 2009. Dessa forma, tem sido possível uma reflexão mais aprofundada e um melhor planejamento estratégico dos trabalhos a serem executados neste ano.

Comentários