Diário de bordo – OFICINAS da Curadoria de Patrimônio

Oficina: “ VILAS DE MINAS, COZINHA ADENTRO – OFICINA DE GASTRONOMIA”.
Oficineiros: Nutricionistas Instrutores do SESI/FIEMG – Programa Cozinha Brasil
Local: Estacionamento do Centro de Convenções de Mariana
Orientadores Envolvidos: Lidiane Andrade, Emerson Pereira e Raila Moccelin

Dia 12/Julho de 2011.
Há quem diga que o melhor lugar da casa é a cozinha, há ainda os que dizem que o melhor lugar da cozinha é a casa. A oficina “Vilas de Minas, cozinha a dentro” vem romper um pouco com esses ditados populares. Nela, o melhor lugar pra se fazer as peripécias gastronômicas, que enchem nossos olhos e brinda nosso paladar, é um cantinho qualquer, desde que caiba um caminhão. Isso mesmo – um caminhão, ou melhor, uma cozinha viajante, espaço para o encontro, para a acolhida, para as conversas e claro, para o deguste.
A oficina, que acontece dos dias 12 a 15 de julho no Festival de Inverno é o resultado de uma parceria com o projeto Cozinha Brasil do SESI e Fiemg, e será ministrada por três nutricionistas do projeto.
Hoje, o encontro foi marcado pelo diálogo em torno das questões alimentares, envolvendo saúde, higiene, boa alimentação e bem estar, aproveitamento de alimentos, a partir de uma perspectiva pedagógica.
A partir de amanhã, logo cedinho, às 7:30h, o estacionamento do Centro de Convenções de Mariana se transformará em uma grande cozinha para nos deliciarmos com os preparos nutritivos, saborosos e que valorizam a cultura local.


Oficina: “As Vilas de Minas na Visão dos Viajantes Naturalistas”.
Oficineiros: Valdir Lamim Guedes Junior e José Costa Junior
Orientadores Envolvidos: Raila Moccelin e Jairo Alna.
Local: Café Vagão do Trem da Vale;


Dia 12/Julho de 2011.
No segundo dia da Oficina: “As Vilas de Minas na Visão dos Viajantes Naturalistas”, ministrada por Valdir Lamim Guedes Junior e José Costa Junior, os participantes partiram da estação da Vale em Ouro Preto às 8:30 de manhã em direção ao Morro São Sebastião, realizando caminhadas nos arredores com o objetivo de reviver os olhares dos viajantes. Foram visitadas algumas igrejas dos Morros de Ouro Preto. Nas trilhas foram identificados muitos furos de respiros de antigas minas de ouro, observações da vegetação e das mais belas vistas. Amanhã o grupo partirá da estação às 8:30 horas rumo aos arredores da cidade de Ouro Branco e suas estradas em busca de novas aventuras para a construção de novos olhares sob minas.

“Resgatar possíveis passos desses desbravadores Viajantes é realizar também um caminho sobre a cultura”.
Jairo Alna e Raila Moccelin.

Importante: Foi informado aos participantes que no próximo encontro todos fossem munidos de água, lanche, calça comprida e calçados fechados confortáveis, para possibilitar uma caminhada agradável a todos os presentes.

Oficina: “Lugar, Palavra”
Oficineiros: Elisa Porto Marques e Nian Pissolati
Local: IPHAN/Casa da Baronesa
Orientadores Envolvidos: Léo Oliveira


Decidimos hoje, desde cedo ir pra rua, no caso, Bairro Antônio Dias. Nos dividimos em dois grupos para que pudéssemos assim explorar melhor aquele espaço. A manhã foi muito rica, encontramos os mais diversos tipos de pessoas, uma senhora com seu jeito humilde, um profundo brilho nos olhos trouxe pra nós a paz que tanto descrevia ao olhar a escola, o guia nos trouxe uma história que a anos conta para os que passam por aquele adro mas essa parecia ser inédita. O pintor coloriu suas palavras e telhados ao lembrar da saudosa infância . Ambos nos presentearam com depoimentos marcantes e preciosos. Bauxita foi nosso ultimo destino do dia, lá uma estudante releu o Itacolomy transformou-o numa mão. O homem que correu o mundo com seu atletismo, disposição e coragem, nos contou um pouco sobre a estrada em que treina "os carros passam e eu me sinto parte da estrada" disse ele e finalizando completou " a vida é difícil pra quem é mole, esse é o problema, ser mole." Esperamos então amanhã encontrar novas e diferentes formas de palavra e espaço. Nosso destino é o Morro São Sebastião.

Comentários