Oficina - LUGAR, PALAVRA

A proposta da Oficina é formar um grupo de criação e intervenção urbana para abordar temas relativos a memória, patrimônio cultural e natural, e ocupação criativa do espaço público. Munido de gravadores sonoros o grupo sairá às ruas de Ouro Preto e Mariana em busca de paisagens construídas por narrativas de passantes e moradores. Em um segundo momento estas paisagens serão re-espacializadas a partir de uma instalação sonora.

Ministrantes: Elisa Porto Marques e Nian Pissolati

Elisa Porto Marques e Nian Pissolati. A dupla realiza trabalhos conjuntos desde 2008 e, sempre visando a criação de situações de deslocamento do olhar sobre o cotidiano, propõe uma participação mais ativa e criativa das pessoas no espaço público. Seus trabalhos: 111BH (2008) – criação e exposição de 111 fotografias da cidade de Belo Horizonte pela técnica pinhole; Muros e Fundos (2008) – intervenções urbanas com projeção de vídeo tematizando a chegada do asfalto à comunidade de Milho Verde, MG; Muros e Fundos (2009) – circuito de intervenções urbanas com projeção de vídeo nas nove regionais de Belo Horizonte; Travessão - Coletivos em conversa (2010) – criação conjunta com moradores dos bairros Salgado Filho e São Geraldo, de BH, de peças gráficas divulgadas nas traseiras de ônibus das linhas 9211 e 9214, que interligam as duas comunidades. Sites: www.murosefundos.com; www.travessao.net.

Vagas: 10
Realização: 11 a 15 de julho
Horário: 9h às 13h
Carga horária: Total: 20 horas / Diária: 4 horas
Público-alvo: moradores de Ouro Preto, Mariana e cidades adjacentes. De 18 a 99 anos.
Pré-requisitos do aluno: ser morador da região, ter interesse em andar pelas ruas de Ouro Preto e Mariana e em abordar moradores para conversas sobre as cidades
Material do aluno: caderno, lápis e máquina fotográfica digital (não-obrigatório)
Valor da inscrição: R$ 20,00
Local:Casa da Baronesa - Praça Tiradentes - Centro - Ouro Preto-MG

Comentários