América Latina é o tema do Festival de Inverno – Fórum das Artes, Ouro Preto e Mariana de 2012, que acontece de 8 a 22 de julho, apresentando as mais expressivas manifestações culturais dos países latino-americanos. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) participa do evento, que também propõe uma reflexão sobre o hibridismo e a identidade nos países reconhecidos como integrantes de uma unidade.
A parceria com o IPHAN se estabelece com a responsabilidade pela Curadoria de Patrimônio Cultural, através da Casa do Patrimônio de Ouro Preto. Neste segundo ano o IPHAN traz para o Festival, dentro da programação do Fórum das Artes,  a mesa redonda Patrimônio Cultural na América Latina – Assuntos multilaterais e perspectivas, que debate também o papel e a atuação do Centro para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (CRESPIAL) e da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul, seus acordos e estratégias de atuação, além dos acordos assinados, contribuindo para uma reflexão sobre essa temática.
Outra atividade promovida pela Curadoria é o Balaio do Patrimônio: Inventário e Salvaguarda do Patrimônio Imaterial em Minas Gerais, que tem como objetivo capacitar agentes dos setores público e privado, apresentando o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI). Este espaço de diálogo com outros setores da sociedade promove a troca de experiências entre gestores privados, municipais, estaduais e federais sobre políticas públicas voltadas para os bens de natureza imaterial, com destaque para as trocas de experiências dos registros e inventários ocorridos nos municípios vizinhos a Ouro Preto, como Mariana, Congonhas, Itabirito, Santa Bárbara.
Ainda, dentro da programação do Festival, serão oferecidas seis oficinas à comunidade (confira a programação) com ações práticas, tendo como base o tripé identidade, memória e patrimônio. O objetivo é ampliar a visão e a relação que estabelecemos com nossas cidades, integrantes o continente latino americano.
Outras informações sobre o festival estão no site do evento, no endereço
http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2012/index.php.

Comentários