Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2012

Terminou dia 22 de julho mais uma edição do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. 

Oficina Rostos do Ofício
A Curadoria do Patrimônio, sob a responsabilidade do Iphan, através da Casa do Patrimônio de Ouro Preto, ofereceu seis oficinas, sendo três delas selecionadas através do edital do festival de inverno (A Cidade da Serra, Eu pertencente ser Brincante, Rostos do ofício – Foto-documentário do patrimônio humano de Ouro Preto)  e três indicadas pela curadoria (O lúdico, a memória e a diversidade - modos de brincar e lembrar, Rádio Patrimônio e Re(Inventando) um Tempo), totalizando 70 inscritos. Cabe destacar que, a oficina Re(Inventando) um Tempo, voltada para a terceira idade foi replicada na cidade de Mariana, e duas oficinas integraram a grade de atividades do “Festival com a Escola”.
Oficina Rádio Patrimônio
Segundo avaliação dos oficineiros, foram alcançados os objetivos propostos pelas oficinas, superando, na maioria delas, as expectativas propostas inicialmente, dado o interesse e o envolvimento dos participantes. O diálogo e troca de experiências intensas entre os participantes garantiram uma boa atmosfera para o desenvolvimento das oficinas.
Mostra final da oficina Rostos do Ofício
Duas oficinas expuseram seus resultados ao final dos trabalhos.  A Cidade da Serra selecionou as fotos mais relevantes, que foram projetadas no Hall do Centro de Artes e Convenções e a Rostos do ofício – Foto-documentário do patrimônio humano de Ouro Preto selecionou as fotos mais relevantes e as expôs  na Rua São José , na parede lateral do Hotel Tofollo, durante os dias 19 e 20 de julho.
 A oficina O lúdico, a memória e a diversidade - modos de brincar e lembrar criou um blog: http://www.observatoriodadiversidade.org.br/oficinadememoria2012/ para comunicação com os participantes. Nesse, estão registrados todos os momentos e resultados da oficina.
Os espaços da Casa da Baronesa/Casa do Patrimônio de Ouro Preto foram cedidos para a realização de duas oficinas: Roteiro para cinema e TV e A voz e o instrumento e para a realização de dois espetáculos : Santo Arteiros e Do pé a prosa: MedeAMAterial.

Série Olhares - 2012
Através da Casa do Patrimônio de Ouro Preto/Escritório Técnico de Ouro Preto trouxemos novamente para o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes – 2012 a parceria da Casa do Patrimônio de Ouro Preto e da Casa do Patrimônio da Chapara do Araripe/Fundação Casa Grande, com a TV Ufop, na elaboração da série “Olhares”. Com a participação de quatro alunos da Escola Municipal Profª. Juventina Drumonnd, foram realizados 3 vídeos de 6 minutos cada, tendo como mote o protagonismo juvenil. Esses foram apresentados nos telões do palco principal do Festival, antecedendo os espetáculos ali exibidos e passaram a integrar a grade de programação da TVUfop.
Finalizando, durante todo o mês de julho visitaram o circuito expositivo da Casa do Patrimônio de Ouro Preto, mais de 744 pessoas.


Comentários