quarta-feira, 14 de maio de 2014

IPHAN lança publicação sobre a Convenção da Unesco

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a UNESCO lançam, a publicação Textos base da Convenção de 2003 para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial em português.
O material, editado pela UNESCO em 2012 em outras línguas, será apresentado durante o II Encontro de Avaliação da Política de Reconhecimento do Patrimônio Cultural Imaterial, organizado pelo IPHAN e que acontece em Brasília até o dia 16 de maio de 2014.
Os Textos base foram publicados, inicialmente em março de 2009, para que os envolvidos tivessem acesso rápido e melhor compreensão dos dispositivos da Convenção de 2003.
A nova edição apresenta as decisões da quarta sessão da Assembleia Geral dos Estados-partes na Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, realizada de 8 a 12 de junho de 2012 na sede da UNESCO em Paris.
Vários elementos importantes das Diretrizes Operacionais foram alterados, tais como o princípio de um limite anual geral para as propostas de inscrição e a prioridade dada à Lista do Patrimônio Cultural Imaterial que Requer Medidas Urgentes de Salvaguarda.
A Convenção da UNESCO para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial é voltada para o processo de reconhecimento do patrimônio cultural.
No prefácio da publicação, é lembrado que em menos de 10 anos desde sua adoção a Convenção já tinha obtido a adesão de 145 Estados-membros.

Acesso à publicação online: 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação IPHAN, comunicacao@iphan.gov.br 
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br 
(61) 2024-5476, (61) 2024-5479, (61) 9381-7543

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget