Obra revela pintura barroca em igreja de Mariana
Por Gustavo Werneck, em Estado de Minas
Atribuído inicialmente ao filho do Mestre Ataíde, ornamento foi descoberto sob camadas de tinta branca, durante o restauro da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Mariana/MG

Erguida pelos escravos em 1752, a Igreja do Rosário tem altares esculpidos pelo português Francisco Vieira Servas (1720-1811) e o forro da capela-mor de autoria do Mestre Ataíde. Trata-se da primeira, em Mariana, a ser contemplada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. De acordo com informações da Prefeitura de Mariana, contratadora dos serviços a partir do repasse de R$ 1,6 milhão (para os elementos artísticos) do governo federal, via Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a obra deve durar 18 meses, contando ainda com a implantação no local do Museu Vieira Servas.
Dos oito municípios mineiros inscritos no programa do governo federal, Mariana foi o que garantiu o maior volume de recursos: R$ 67 milhões, com 15 ações aprovadas, entre elas, a restauração da Catedral da Sé, iniciada em 14 de fevereiro, e da igreja de São Francisco de Assis, que aguarda liberação de recurso.
A pintura foi localizada no fundo do camarim do altar e já mostra um anjo segurando uma guirlanda de flores (foto: Douglas Couto/Prefeitura de Mariana)
Comentários
Postar um comentário