Olhares (Im)Possíveis: Programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e cidadania realiza mais uma atividade na EM Prof. Adhalmir Santos Maia


Na manhã de quinta-feira, 11 de maio, aconteceu na Escola Municipal Prof. Adhalmir Santos Maia mais uma atividade realizada pela nossa equipe. Como desdobramento da primeira ação do Programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e cidadania, com os alunos da turma do 5° ano da escola, foram realizadas diversas atividades que tinham como objetivo conhecer os estudantes e suas impressões sobre o ambiente em que vivem.
Antes de começar as atividades, foi realizada uma reunião com os representantes dos alunos e membros da equipe do Programa Sentidos Urbanos. O foco foi a demonstração de como será o trabalho da equipe e a apresentação da oficina Ouro Preto: Olhares (IM)Possíveis, que tem como objetivo a experimentação audiovisual e a construção de imagens através de um novo olhar. Depois da reunião, a equipe se reuniu com os estudantes que participaram de jogos teatrais, como o nome e gesto, onde eles diziam os nomes e executavam uma ação; e o passa bola, onde treinaram o olhar atento e o corpo presente. Essas dinâmicas “quebraram o gelo” e proporcionaram a interação entre a equipe e os alunos, que, em seguida, participaram de uma roda de conversa, onde puderam falar sobre as suas impressões sobre o roteiro sensorial, realizada na segunda-feira, dia 8, além de assistirem o vídeo do passeio.
Depois de falar sobre o roteiro sensorial, os alunos foram convidados a fazer um “mapa afetivo”, ou seja, uma ilustração de seu roteiro diário: da casa até a escola. Neste roteiro, os estudantes puderam desenhar o que eles viam no caminho, e o que chamava mais a atenção. Depois do exercício pronto, eles mostraram os seus desenhos, e disseram para os colegas e para equipe, o que significavam as imagens desenhadas. A ideia é que com esse mapa seja possível a construção de uma imagem de um cartão postal diário, algo que vai reverberar na próxima oficina Ouro Preto: Olhares (im)possíveis, que acontecerá no próximo dia 18, quinta-feira.
Confira o vídeo relatório dessa atividade:



Comentários