Encerramento da Oficina Olhares (Im)possíveis na E. M. Adhalmir Maia

 A oficina Olhares (Im)possíveis encerrou suas atividades, na Escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia, numa quinta-feira, dia 6 de julho. No último dia da oficina, os alunos tiveram algumas surpresas: realizamos diversos jogos e contamos com a participação da TV UFOP, que realizou uma matéria sobre a oficina neste dia. Os estudantes além de dar entrevistas, também foram os próprios entrevistadores: um momento de alegria e descontração para eles!

Vamos relembrar como foi a nossa oficina na escola?

A primeira atividade que realizamos com os alunos da turma do 5° ano foi o nosso tradicional Roteiro Sensorial. Numa manhã de segunda-feira, dia 8 de maio, os alunos puderam conhecer o centro histórico da cidade de Ouro Preto com os outros sentidos. O itinerário escolhido foi o Praça Tiradentes até Antônio Dias. Depois deste primeiro encontro na praça, foi a vez de começar a oficina Olhares (Im)possíveis no ambiente escolar. A primeira abordagem aconteceu no dia 11 de maio, no período da manhã, onde os alunos puderam entrar em contato com a equipe, além de realizar seus mapas afetivos. O segundo encontro aconteceu no dia 18 de maio, já no período da tarde. Neste dia os estudantes conheceram um pouco da história da fotografia, e saíram para captar as imagens dos cartões-postais nos arredores do bairro e na escola.






Nos dias 25 de maio e primeiro de junho, os alunos tiveram contato a linguagem audiovisual, através da conceituação histórica dos irmãos Lumiére e o surgimento da filmagem. Os estudantes também fizeram seus minutos Lumiére, escolhendo dentro do bairro quais seriam o foco de seus takes; além da filmagem dos minutos, os alunos deram o primeiro passo para a construção do filmes-carta. Nos dias 8 e 22 de junho, os estudantes seguiram com as filmagens dos filmes-carta, que terminaram de ser editados somente no dia 29 de junho. Foram realizados dois filmes-carta: Os três trapalhões, de Hugo, Ramon e Wilson; e Caminhando com Categoria, de Vanessa, Alan e Cauã. Confira!

Caminhando com Categoria


Os três trapalhões



Quando realizamos o Roteiro Sensorial, os estudantes demonstraram interesse em conhecer o Museu da Inconfidência. Prometemos que iriamos leva-los e cumprimos. Na manhã de terça-feira, dia 11 de julho, os alunos puderam conhecer o local; além de visitarem também a Casa da Baronesa, onde puderam assistir seus filmes, receberem seus cartões-postais e lanchar. A equipe Sentidos Urbanos agradece aos estudantes e a todos os funcionários da Escola Adhalmir Maia, com o desejo de nos reencontramos no próximo semestre!!!


Comentários