Seminário sobre Patrimônio Imaterial - Efeitos e Desdobramentos acontece esta semana em Ouro Preto


O Iphan, através da curadoria de patrimônio do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2017, realiza o seminário: “Patrimônio Imaterial- Efeitos e desdobramentos do Reconhecimento”.  As palestras iniciam-se na manhã da próxima quinta-feira, dia 20 de julho, com o tema: “O desenvolvimento de uma nova política patrimonial”, e conta com a participação das pesquisadoras, que são referências na construção da política pública de patrimônio imaterial brasileira, Maria Cecília Londres e Claudia Marcia Ferreira. No mesmo dia, no período vespertino, o tema do seminário será: “Medidas de salvaguarda voltadas aos bens Registrados”, com a participação das pesquisadoras Natália Guerra Brayner e Morena Roberto Levy.  

No dia 21 de julho, sexta-feira, continuarão as atividades do Seminário. No período matutino, o tema em debate será: “Patrimônio Cultural Imaterial, identidades e diversidade cultural”, que contará com a participação dos pesquisadores Marcelo Renán, que discutirá o samba de roda e o frevo como patrimônios da Humanidade; e Paula Andreá Caluff Rodrigues, que falará sobre o Cemitério Nossa Senhora da Soledade, em Belém, no Pará. Já no período vespertino o tema será: “Patrimônio imaterial e relações de mercado”, com a presença das pesquisadoras Ana Claudia Lima e Alves, que abordará a salvaguarda do queijo como patrimônio; e Mônica Luciana Silvestrin, que falará sobre o reconhecimento do Patrimônio Imaterial, e suas relações com o mercado e política.
O seminário integra os eventos comemorativos dos 80 anos do IPHAN. Não perca!

Faça sua inscrição pelo e-mail: sentidosurbanosop@gmail.com
O evento acontecerá no Centro de Artes e Convenções da UFOP, que fica na rua Diogo Vasconcelos n° 328 Pilar, Ouro Preto – MG, de 8h 30 as 17h 30.


Comentários