O programa Sentidos Urbanos iniciou as atividades de 2018!




O Programa Sentidos Urbanos - Patrimônio e Cidadania acaba de retornar as atividades. 

Para 2018 estaremos com um equipe reduzida, porém, seguiremos aplicando os roteiros sensoriais de acordo com as nossas disponibilidades.




Os turnos disponíveis são:

Manhã: Segunda, Quarta, Quinta e Sexta. 
Tarde: Quinta e Sexta 
Noite: Segunda, Quarta e Sexta. 
Sábados: Consultar disponibilidade.
Nos envie um email: sentidosurbanosop@gmail.com

Você conhece nossas outras ações?


Roteiros Sensoriais - roteiros de visitação por percursos inusitados do núcleo histórico, com ênfase na percepção sensorial e nas qualidades ambientais dos lugares de memória. Eles instrumentalizam os cidadãos para atuarem como guardiões de seu patrimônio. Os participantes utilizam durante os roteiros uma série de dispositivos que instigam a experimentação dos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. A metodologia dos roteiros foi desenvolvida pelo professor Juca Villaschi, do Departamento de Turismo da UFOP.



Poéticas e Moradas: Reativação do Circuito Expositivo da Casa da Baronesa” - é uma proposta educativa patrimonial que aborda a temática das referências de moradia da comunidade ouropretana, e possíveis diálogos com o patrimônio cultural de Ouro Preto.


Pretende-se com essa oficina refletir através de uma ótica poética, as diversas moradas que nos acolhem. Para essa reflexão, trabalhando a ludicidade serão realizadas práticas teatrais voltadas ao improviso. O projeto é realizado numa parceria entre o Programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania e o Grupo Ária: Teatro e Música em Diálogo, que compõe os eixos de atuação da Casa do Patrimônio-Ouro Preto.


Olhares (Im)Possíveis - tem como objetivo principal é exercitar o olhar dos discentes, escutando sobre suas histórias através de encontros presenciais, no que diz respeito às experiências e relações afetivas dentro dos espaços da cidade, utilizando como dispositivo principal a produção audiovisual. Atualmente as oficinas acontecem em três escolas. Em Ouro Preto: EM. Prof. Adhalmir Santos Maia, EM Profa. Juventina Drummond . Em Mariana: EE. Cônego Mauro de Faria (Distrito de Bandeirantes).











Comentários