Confira como foram os últimos dias das nossas atividades em Serro/MG




Na última quinta, dia 08 de novembro nossa equipe realizou duas atividades aqui no Serro/MG. 

Na parte da manhã uma turma da escola Estadual Ministro Edmundo Lins recebeu a oficina de cartões postais. Após realizarem os mapas afetivos, cada um escolheu um ponto da cidade para fotografar. As fotografias escolhidas se tornarão os cartões postais de cada estudante. Essa foi a Terceira turma que recebeu a atividade. 
Na parte da tarde foi a vez de retornar as atividades com a turma que realizou a oficina de vídeo, do nono ano da mesma escola. Na ocasião assistimos aos minutos Lumière (vídeos de um minuto feitos com a câmera fixa em um tripé) realizados na visita a fazenda produtora de queijo, no dia anterior. 

Já na sexta dia, dia 09 de novembro, também realizamos atividades nos dois turnos.

Pela manhã realizamos novamente a oficina de fotografia em dispositivos móveis para realização de cartões postais. 
Na parte da tarde demos início a experiência sensorial com os professores e as professoras da rede municipal de ensino do Serro. 
A vivência foi um momento de troca intenso entre as pessoas que participaram. Nossa vivencia contou com diversos jogos teatrais e improvisações. Além disso, também trabalhamos com o resgate das memórias. 

No sábado( dia 10)também foi dia de trabalho aqui em Serro! 

Nos reunimos na parte da manhã com professores e professoras da rede estadual de ensino. Na ocasião trabalhamos com as memórias sobre o serro e as infâncias de cada um e cada uma que esteve lá. 

Saiba mais sobre ação do programa Sentidos Urbanos - Patrimônio e Cidadania em Serro/MG

Nossa equipe veio ao Serro executar o projeto "Oficinas de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial do Modo Artesanal de Fazer Queijo Minas e material do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico Tombado de Serro/MG" que incluiu oficinas de vídeo, cartão postal e formação de professores. 
Durante essa semana nossos trabalhos contemplaram 139 estudantes e 39 professores. 
Nossa equipe retorna com a sensação de dever cumprido e os melhores sentimentos sobre o que construímos aqui (juntos com a população) durante essa semana. 
Gostaríamos de agradecer especialmente a Larissa Faloni, Coordenadora do escritório técnico do IPHAN/ Serro, pela recepção e atenção. 
Esse projeto foi uma realização do IPHAN e programa Sentidos Urbanos - Patrimônio. Além da UFOP, fóram nossos parceiros nessa atividade: Secretária de Educação, Secretaria de Cultura, Conselho de cultura e patrimônio, e Museu Casa dos Ottoni, em Serro MG. 

Confira as fotos dessas atividades: 

Ações de quinta-feira, dia 08:




























Ações de sexta, dia 09: 




















Ação de sábado, dia 10:






Comentários