IPHAN? Que IPHAN o quê? Aqui é a casa da Baronesa!!!



A Casa de Patrimônio do IPHAN em Ouro Preto funciona na Casa da Baronesa desde 2006, seguindo as diretrizes da Portaria Nº 137, de 28 de abril de 2016. Os espaços desse casarão voltam ao século XVIII, com a Baronesa, sua história e seus 8 Filhos numa caça ao tesouro. O Circuito Expositivo da Casa da Baronesa é uma das ações educativas do Programa “Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania”.

Os visitantes são convidados a uma experiência lúdica e educativa guiada por Binho, uma criança de 308 anos, a idade de Ouro Preto, e que conhece a cidade como ninguém. Ele conta com a ajuda dos Caracóis cantores, a fantasma Maria das Dores que adora contar lendas e o Arqueólogo Maluco, com suas investigações e escavações. Tudo isso com teatro, jogos, música e no final, o grande tesouro de Ouro Preto. 

O objetivo é abordar as diversas faces do patrimônio cultural a partir de uma narrativa lúdica, ressaltando a importância da memória e identidade, através do teatro e da arte/educação. Há também a utilização do espaço nas estratégias de aproximação entre a instituição e a comunidade. O público alvo são crianças de 6 a 10 anos de idade, moradoras de Ouro Preto, sendo, geralmente, grupos de alunos da rede de ensino. 

Ficou interessado e quer agendar um circuito? envie um e-mail para sentidosurbanosop@gmail.com 

*Durante a pandemia nossas ações estão suspensas por tempo indeterminado.








Fotografias por André Brasil

Comentários