Patrimônio Invertido: Diálogos Transversais

 




O evento "Patrimônio invertido: diálogos transversais" irá trazer para a programação da Mostra Multi, por meio de 4 webinários, discussões acerca da educação patrimonial, nos aproximando do debate acerca das referências culturais.

 
Patrimônio Invertido foi organizado por uma equipe diversa, qualificada e dinâmica, com integrantes do Projeto de Extensão Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania e do Grupo de Pesquisa do CNPQ Preservação e seus Meios. O participante será provocado a pensar “fora das bolhas patrimoniais”, em um exercício reflexivo e contínuo de debates acerca das diversas perspectivas, atuais e desafiadoras, sobre a temática da Educação Patrimonial.  
 
"Nosso interesse é ressaltar e discutir as ideias que abordam outras práticas de educação patrimonial, apresentar o tema e propor espaços de discussão sobre a diversidade das referências culturais", afirma a coordenadora do projeto, Gabriela de Lima Gomes, pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura. 
 
Uma semana antes da Mostra Multi, será realizada virtualmente a oficina "Junta, mistura e fura a bolha aí!", com crianças de diversos locais do Brasil, compartilhando experiências, memórias e identidades. O resultado das ações produzidas na oficina será apresentado na mesa 2 "Diálogos entre o patrimônio cultural e crianças".
 
Já nos dias 4 e 5 de outubro as mesas foram organizadas a partir de temas que sugerem práticas de educação patrimonial para a aproximação entre comunidades:
 
Mesa 1 - Novas realidades desafiam a Educação Patrimonial
Dia 4 de outubro às 10h
Convidadas: Alexandra Tsallis, Márcia Moraes, Simone Scifoni
Mediadora: Dalva Rejani dos Reis Pereira
 
Mesa 2 - Diálogos entre o patrimônio cultural e crianças
Dia 4 de outubro às 17h30
Convidadas: Fabiana Pereira Barbosa, Márcia Alburqueque, crianças
Mediadora: Ana Amaral Nunes Pereira
 
Mesa 3 - Ações inventivas de difusão do patrimônio cultural
Dia 5 de outubro às 10h 
Convidados: Sônia Florêncio Rampim, Alemberg Quindins, Diego Omar
Madiadora: Gabriela de Lima Gomes
 
Mesa 4 - Patrimônio e Resistência: outras narrativas
Dia 5 de outubro às 17h30
Convidados: Márcia Chuva, Eduardo Evangelista, Nelson Cayer.
Mediador: André Fabrício Silva
 
As inscrições para os webinários podem ser realizadas pela  plataforma Sympla. Haverá emissão de certificados para os inscritos.
 
ORGANIZAÇÃO - Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania é um projeto de extensão da UFOP em parceria com o IPHAN que encontrou, na Educação Patrimonial, a oportunidade para trabalhar questões dedicadas à percepção e ao pertencimento dos sujeitos em relação ao patrimônio. 
Preservação e seus Meios é um grupo de pesquisa do CNPQ que tem como objetivo apurar os meios para a preservação do patrimônio, com atenção para as referências culturais, e debater questões que abordam estratégias de preservação. 
 
PARTICIPANTES:
Ana Amaral Nunes Pereira
André Fabrício Silva
Andréia da Graça Ferreira 
Dalva Rejani dos Reis Pereira
Deborah Jeniffer Ribeiro Silva
Gabriela de Lima Gomes 
Jennifer Cindy de Almeida Silva


Texto: Matheus Santos 

Comentários