O Programa

Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania é fruto de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Universidade Federal de Ouro Preto. Desenvolve, desde 2009, em Ouro Preto, ações que abordam os conceitos de memória, identidade e patrimônio, a partir de ferramentas como o teatro, a música, os recursos fotográficos e audiovisuais, jogos teatrais entre outros. Para isso, é usada uma metodologia de forma ampla, compreendendo os processos educativos formais e não formais, construídos de forma coletiva e dialógica, que têm como foco o patrimônio cultural socialmente apropriado como recurso para a compreensão sociohistórica das referências culturais.

Atualmente o programa é composto pelas seguintes ações:

Roteiros Sensoriais - São roteiros de visitação por percursos inusitados do núcleo histórico, com ênfase na percepção sensorial e nas qualidades ambientais dos lugares de memória. Eles instrumentalizam os cidadãos para atuarem como guardiões de seu patrimônio. Os participantes utilizam durante os roteiros uma série de dispositivos que instigam a experimentação dos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. 

Caracóis: nossas moradas - A ação tem como objetivo principal trabalhar algumas das múltiplas camadas de constituição do sujeito, do próprio corpo à cidade que vive. Os encontros propõem experienciar a educação patrimonial de forma lúdica e divertida. O último encontro da oficina finaliza com o circuito expositivo feito na Casa da Baronesa, que é repleto de teatralidade, música e mistérios que habitam a casa. 

Entre Lados Há Cidade - A ideia é trabalhar a técnica audiovisual no âmbito da Educação Patrimonial. Com a utilização da linguagem cinematográfica, os mediadores desenvolvem as noções de patrimônio cultural, produção audiovisual, memória e pertencimento, resgatando as memórias e experiências dos estudantes a partir de narrativas fotográficas e audiovisuais, inserindo essas vozes dentro do contexto da identidade patrimonial. 

Narrativas do Afeto - A igreja Matriz de Santo Antônio, localizada no distrito de Glaura, é um patrimônio histórico tombado pelo IPHAN, que está passando pelo processo de restauração desde o ano de 2018. Em 13 de Junho, a Equipe de Comunicação do Sentidos Urbanos junto aos moradores do Distrito, iniciaram as filmagens e registros de cobertura sobre a obra. Foram realizadas entrevistas com alguns personagens da comunidade. O objetivo é trazer para um produto audiovisual a relevância para a comunidade que carrega a Matriz, a igreja é um lugar de memória que tem seu valor não somente no âmbito de patrimônio da humanidade, mas também para a comunidade que vive alí, onde foram criadas tradições que persistem e caracterizam aquele distrito

Tecendo Memórias - O objetivo é propiciar um diálogo interdisciplinar que conecta as Artes e a Educação Patrimonial com finalidade de estabelecer uma interação entre educandos e patrimônio, por meio de atividades que agucem a memória e desejos em relação a cidade. 

Circuito Expositivo Casa da Baronesa -  Nessa oficina, os visitantes são convidados a uma experiência lúdica e educativa guiada por Binho, uma criança de 308 anos, a idade de Ouro Preto, e que conhece a cidade como ninguém. Ele conta com a ajuda dos Caracóis cantores, a fantasma Maria das Dores que adora contar lendas e o Arqueólogo Maluco, com suas investigações e escavações. Tudo isso com teatro, jogos, música e no final, o grande tesouro de Ouro Preto. O objetivo é abordar as diversas faces do patrimônio cultural a partir de uma narrativa lúdica, ressaltando a importância da memória e identidade, através do teatro e da arte/educação. Há também a utilização do espaço nas estratégias de aproximação entre a instituição e a comunidade. O público alvo são crianças de 6 a 10 anos de idade, moradoras de Ouro Preto, sendo, geralmente, grupos de alunos da rede de ensino. 

Sentidos Urbanos: Outras Visadas - Durante a pandemia, a dinâmica das ações foram modificadas, de acordo com um novo arranjo social que estamos vivendo. Assim, essa oficina propôs atividades para as pessoas que estão distantes, utilizando a internet e outras ferramentas para aproximação e promoção da memória, identidade e patrimônio, utilizando a paisagem e os sentidos para captar as percepções trazidas pelos espaços de confinamento. Assim, é possível estabelecer uma outra visão sobre a paisagem cotidiana bem como a própria casa. 

SINESTESIAS - É um quadro das redes sociais no qual as pessoas que fizeram parte do Programa e ajudaram a construir seus 11 anos de trajetória compartilham suas vivências. São depoimentos de ex mediadores, pessoas que participaram das oficinas, professoras, todos que estiveram presentes no projeto de alguma forma. A intenção é apresentar uma junção de sentidos e sensações; são afetos, processos, criações, percepções, depoimentos que representam uma verdadeira sinestesia.

O Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania é um projeto institucioanal de extensão da UFOP, coordenado pela Professora Dra. Gabriela de Lima Gomes, com participação de discentes dos departamentos de Museologia, Turismo, Arquitetura, Música, Artes Cênicas e de Jornalismo. 

Comentários

  1. Olá!! Para nós da Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto é muito bom ser parceira nessa caminhada sensorial e afetiva pelo patrimônio "melhor" de Ouro Preto que junto estamos descobrindo... seu povo guardado, seus lugares escondidos... que agora podem ir aparecendo e se sentido valorizados... Forte abraço...

    ResponderExcluir
  2. Que tal um roteiro sensorial também em Mariana? Fica a dica. O de Ouro Preto é realmente fantástico!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa! ;)
    Conheci Ouro Preto e é realmente uma cidade apaixonante em vários aspectos!
    Sou de Goiânia, graduada em Turismo e entendo a importância de um trabalho como este para a população local, a cidade e o turista.
    Sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário