Programa Sentidos Urbanos participa do Fhist em Diamantina



De 7 a 12 de outubro o Programa Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania/Casa do Patrimônio de Ouro Preto participa do 1° Festival de História (fHist), em Diamantina. O evento, organizado pela Revista de História da Biblioteca Nacional – RHBN, nasce sob o desafio de tornar-se palco de convergência das expressões artísticas focadas nos temas históricos, ampliando o interesse da sociedade pela História.
Serão oferecidas 4 oficinas, que integrarão a programação do evento, e serão ministradas pelos orientadores educacionais do programa. As oficinas, realizadas na Casa da Glória, terão temas variados. A “Eu pertencente, ser brincante”, por exemplo, pretende trabalhar a memória afetiva dos participantes, desenvolvendo atividades lúdicas e prazerosas, através do resgate das vivências da infância.
Visando relacionar de maneira lúdica a partir das referências afetivas e sensoriais, a oficina “Te(S)ER” busca expor e refletir diversos pontos de nossas relações conosco, com os outros e com os lugares em que vivemos.
Ligado ao registro por meio de dispositivos móveis, o programa oferecerá duas oficinas: “Mapa imagético” e "Fragmentos movies”. A primeira tem como objetivo levar o participante a explorar sua cultura e identidade por meio da fotografia como instrumento de percepção e descoberta. Já a segunda tem como propósito dar destaque a pessoas e locais que se relacionam com a memória afetiva dos participantes da oficina, utilizando de vídeos feitos por celulares e câmeras compactas.
A Coordenadora Executiva do Programa, Simone Monteiro Silvestre Fernandes, destaca a importância dessa participação, para a divulgação das ações quem vem sendo desenvolvidas e realizadas pelo programa. "É muito importante para o Sentidos Urbanos expandir suas ações e esse Festival é uma grande oportunidade para mostrar os bons resultados do trabalho", frisou.

Comentários

  1. Deixo aqui o meu carinho e agradecimento à toda equipe que esteve aqui em Diamantina no fHIST.

    Aprendi muito com vocês nestes dias!

    Parabéns pelo projeto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário