Programa Sentidos Urbanos recebe homenagem por suas ações pelo patrimônio

A Câmara de Ouro Preto promoverá Sessão Solene para entrega da Medalha João Velloso, nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro, às 19h. A condecoração do Legislativo ouro-pretano visa homenagear pessoas e entidades que trabalham pela conservação e recuperação do patrimônio cultural e natural do Município.

Na cerimônia o programa “Sentidos urbanos: patrimônio e cidadania”, realizado pela Casa do Patrimônio de Ouro Preto, será homenageado pelas ações desenvolvidas nos últimos anos em prol da conservação e preservação do patrimônio cultural.

O Programa Sentidos Urbanos tem como fio condutor de suas ações a educação patrimonial, como um instrumento para a sensibilização e transformação dos sujeitos nela envolvidos, por meio das ferramentas audiovisuais enquanto facilitadoras deste processo. O Programa é composto pelas seguintes ações:

Roteiros Sensoriais - roteiros de visitação por percursos inusitados do núcleo histórico, com ênfase na percepção sensorial e nas qualidades ambientais dos lugares de memória, instrumentalizando os cidadãos para atuar como guardiões de seu patrimônio.

Circuito expositivo Casa do patrimônio – exposição permanente, onde são repassadas informações sobre tombamento, aspectos legais da proteção, salvaguarda de bens e evolução urbana de Ouro Preto.

Projeto “eu também sou patrimônio” – utiliza a educação patrimonial como meio de sensibilizar e transformar a comunidade no qual se insere, utilizando o bem cultural como ferramenta para a pedagogia social da inclusão. Trabalha-se identidade, pertencimento, busca redespertar valores, reconstruir papéis e construir desejos.

Base criativa-Laboratório Patrimônio - projeto de formação, pesquisa e estímulo à produção audiovisual, cujo objetivo é fomentar esta produção a partir de processos coletivos, visando ampliar os olhares sobre os conceitos de Identidade, Memória e Patrimônio.

Fonte: Educação Patrimonial

Comentários