Oficina Rostos do Ofício no Festival de Inverno leva participantes a conhecerem a miscelânea humana de Ouro Preto


Nesta semana de 9 a 13 de julho, a equipe do blog BomSerá (http://www.bomsera.com.br/) realizou a oficina “Rostos do ofício – Foto-documentário do patrimônio humano de Ouro Preto” na Curadoria de Patrimônio do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2012. Estruturada em 15 horas, a proposta foi coletar informações visuais ou textuais de indivíduos que vivem ou estão na cidade, criando um foto-documentário sobre, focado nas pessoas que será divulgado no BomSerá e suas mídias sociais e resultará em uma exposição a ser montada em local de grande movimentação da cidade.

O grupo de 14 oficinantes foi bem variado, foram homens e mulheres de várias idades, profissões, moradores e turistas. Todos com o desejo de conhecer um pouco mais sobre Ouro Preto, suas histórias, suas pessoas e seu patrimônio. A oficina foi mais focada no componente humano do que no registro de paisagens históricas, buscando destacar pessoas e ações que fazem a diferença no dia a dia da cidade.

A partir encontros com moradores que realizam um trabalho de destaque no município, além da abordagem de pessoas comuns que transitam pela cidade, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, entrevistar, fotografar e registrar o encontro com pessoas especialmente escolhidas para mostrar uma faceta da cidade. Para isso, a equipe do BomSerá selecionou o artista plástico Jorge Fonseca, o casal Vânia Amaral (culinarista) e Kako Nabuco (coordenador do Caps de Ouro Preto), a artista circense Amanda Kasten, a escritora e historiadora Angela Xavier. A República Ninho do Amor também foi escolhida para mostrar um pouco da vida estudantil ouro-pretana. Outro destaque ficou para o Programa Sentidos Urbanos, uma iniciativa que promove a valorização do patrimônio público a partir de roteiros sensoriais pela cidade, entre outros projetos. Com isso, os oficineiros teveram contato com as três cidades que existem dentro de Ouro Preto: a dos moradores, a dos estudantes e a dos turistas.

Comentários