Seminário “33 anos do Projeto Interação” em Brasília – DF




Seminário 33 Anos do Projeto Interação será realizado em Brasília, de 27 a 29 de agosto de 2014, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas na Universidade de Brasília. O Projeto Interação, realizado entre os anos 1981 e 1986, surgiu de uma proposta da Secretaria de Cultura do MEC e teve como finalidade o apoio a ações marcadas pela participação da comunidade e dos professores em todos os níveis dos processos educacionais; pela produção de alternativas pedagógicas e seus respectivos métodos e materiais didáticos; e pela inserção de novos conteúdos pautados no fortalecimento das referências culturais, assumindo que o processo educacional é mais amplo do que a escolarização e não se restringe ao espaço da escola.
Ocorrida nos anos finais do regime militar, a experiência destoava das políticas educacionais vigentes à época, ao propor projetos e iniciativas ancoradas nas dinâmicas culturais locais, com o objetivo de reafirmar a pluralidade e a diversidade e diminuir a distância entre a educação escolar e o cotidiano dos alunos e das comunidades, de modo geral.
A base do Projeto Interação origina-se das experiências do Centro Nacional de Referência Cultural – CNRC, criado em 1975, sob a direção de Aloísio Magalhães. Importante elemento para a compreensão da riqueza de abordagens que o Projeto contemplou em sua concepção e atuação é o fato de haver reunido profissionais de diversas instituições governamentais: Fundação Nacional Pró-Memória (antigo CNRC), Fundação Nacional de Artes – Funarte, Empresa Brasileira de Filmes – Embrafilme, Instituto Nacional de Artes Cênicas – Inacen e o Instituto Nacional do Livro – INL.
O Seminário 33 Anos do Projeto Interação reunirá profissionais atuantes na proposta, bem como contará com a participação de pesquisadores dos campos da educação e cultura. As mesas foram organizadas de modo a permitir uma visão sequencial do Interação, desde os seus antecedentes, em discussões presentes já no CNRC, passando pela discussão sobre a congruência das diversas visões e experiências institucionais dos membros do Grupo de Trabalho que analisava e dava suporte aos projetos, seguindo para a emergência de eixos de atuação, que se deu em função das demandas mesmas das populações e, por fim, abrindo espaço para o conhecimento e discussão sobre propostas vigentes hoje, que têm por inspiração as diretrizes e práticas adotadas pelo Interação.
SEMINÁRIO 33 ANOS DO PROJETO INTERAÇÃO
Brasília, 27, 28 e 29 de agosto de 2014, 9h às 18h.

Inscrições: O Seminário é aberto ao público com inscrições gratuitas. As inscrições estarão disponíveis pelo Sistema de Extensão da Universidade de Brasília, a partir do dia 20 de agosto de 2014 e durante a manhã do primeiro dia do evento. O endereço de inscrição será disponibilizado assim que o Sistema de Extensão da Universidade de Brasília liberar o link.
Local: Auditório do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília – UnB – Campus Darcy Ribeiro – em frente ao ICC Sul
Organização: Núcleo de Estudos da Cultura, Oralidade, Imagem e Memória do Centro-Oeste do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília – UnB/CEAM/Necoim e Coordenação de Educação Patrimonial, Departamento de Articulação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan/DAF/Ceduc
Informações e programação: Coordenação de Educação Patrimonial – educação@iphan.gov.br; http://educacaopatrimonial.wordpress.com;  http://www.iphan.gov.br
(61) 2024-5456/5457/5458/5459


Comentários