Ouro Preto recebe equipe mineira do IPHAN
Superintendente do IPHAN em Minas Gerais e chefes dos escritórios técnicos das cidades mineiras vem à cidade conhecer o Programa Sentidos Urbanos

Na quinta feira, 26, chefes de escritórios técnicos do IPHAN das cidades de Diamantina, Mariana, São João Del Rei, Serro e Tiradentes e a atual superintendente de Minas Gerais, Célia Corsino, vieram conhecer o Programa Sentidos Urbanos. Além do roteiro sensorial, que iniciou-se na Casa da Baronesa, seguiu trajeto até a Igreja São Francisco de Assis e finalizou-se na Praça Tiradentes, foram feitas algumas dinâmicas e vivências sensoriais para aflorar os cinco sentidos e então caminhar em Ouro Preto com uma nova perspectiva.
“Somos muito dependentes dos olhos”, apontou Junno Marins da Matta, representante do IPHAN Diamantina.  Para ele essa proposta do roteiro sensorial se destaca por permitir aos moradores da cidade que conheçam de outra forma o lugar em que vivem e ao mesmo tempo permite uma interlocução histórica.” É uma proposta de sensibilização interessante. As cidades históricas tem um pano de fundo peculiar, como a arquitetura e as paisagens, que despertam em quem faz o roteiro sensações menos abstratas e mais reais”, explica Junno.

Após a experiência prática em que todos os visitantes participaram, a superintendente Celia Corsino se reuniu na Casa da Baronesa/Casa do Patrimônio de Ouro Preto com os demais representantes do IPHAN. Nesta ocasião, Simone Fernandes, coordenadora executiva do Programa Sentidos Urbanos apresentou o programa e as novas ações para 2015.
Casa do Patrimônio/ Ouro Preto  - equipe do IPHAN preparando-se para o roteiro sensorial

Trem cego - uma das atividades do roteiro

Comentários