Patrimônio na Fonte

Já está sendo montada a exposição "Patrimônio na Fonte" parceria entre o Iphan e Fotógrafos em Ouro Preto.
O projeto é realizado nos canteiros de obra dos Chafarizes que estão sendo restaurados pelo Programa PAC Cidades Históricas. A proposta é utilizar os tapumes de isolamento das obras dos chafarizes como suporte para intervenções artístico-culturais, voltadas à valorização das manifestações de culturas de matriz africana no Brasil.
Os tapumes darão lugar a uma grande exposição fotográfica com o tema identidade e cultura negra, buscando práticas e afazeres cotidianos e manifestações artísticas, folclóricas e religiosas afrodescendentes, buscando fortalecer o reconhecimento do significado desse patrimônio às gerações presentes e futuras, ao mesmo tempo em que faz valorizar a restauração realizada nos chafarizes, integrando essas obras em um circuito de arte, promovendo a cidade como galeria a céu aberto.
Assim, dentre os 22 chafarizes atualmente em processo de restauração e limpeza, 12 foram selecionados para essa intervenção, formando uma interessante abrangência que acompanha o antigo Caminho Tronco de Ouro Preto.

Comentários