Mesa Sensorial na Casa do Professor

A agenda de atividades do programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania está a todo vapor! E, na última semana de abril, no dia 26, a equipe do Sentidos Urbanos esteve na Casa do Professor, em Ouro Preto. A equipe se reuniu com um grupo de cerca de 30 professoras da rede municipal de ensino que, na Casa do Professor, fazem parte do Projeto de Formação Continuada, Módulo II - “Diversidade e Escola Inclusiva”, organizado pela psicóloga Claudia Itaborahy Ferraz e a pedagoga Wanderly Auxiliadora Ferreira.
Levando em consideração o mote do segundo módulo do projeto, o planejamento da equipe foi feito de modo com que os exercícios propostos trabalhassem os cinco sentidos e a omissão, ora ou outra, de algum deles. Eu te explico melhor!
Além dos exercícios iniciais de desinibição do grupo, reconhecimento e uso do espaço e, posteriormente, de concentração, a equipe lançou mão do que chamamos de mesa sensorial. O objetivo era que, em frente à mesa, de olhos vendados, as professoras identificassem objetos, guloseimas e temperos cotidianos, explorando o olfato, o tato, o paladar, (os três?), inibidas da visão.



Por lá, elas viram… ops, quer dizer, sentiram o cheiro do pó de café e do orégano, o gosto das balinhas de goma e a silhueta dos prendedores de roupa, além de outras coisinhas que foram levadas. Posteriormente, mas ainda vendadas, as professoras registraram, através de desenho, as sensações da atividade em um papel. Depois, agora sem as vendas, puderam ver os objetos sob a mesa e compartilhar a experiência em roda.



E não para por aí, no próximo dia 31/05, nossa equipe retorna para participar da atividade de formação. Dessa vez, realizaremos um roteiro sensorial com planejamento voltado para o tema do módulo II: "Diversidade e escola inclusiva".
Bacana, né?  Fique de olho aqui no blog e na nossa página que a gente volta com mais novidades.




Comentários