Oficina Olhares (IM)Possíveis em Mariana

Sabia que neste ano, no Programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania, estão sendo trabalhadas três diferentes ações? Sim, além dos Roteiros Sensoriais e do Circuito Expositivo da Casa da Baronesa, já comentadas aqui no blog, a equipe do programa ainda realiza mais uma ação: Olhares (IM)Possíveis.
A oficina tem engajamento audiovisual, com o objetivo de trabalhar o tema educação patrimonial e, consequentemente, a ideia de pertencimento por meio da experimentação em fotografia e vídeo. Normalmente trabalhada em escolas, a intenção da oficina é que a criança ou o adolescente, em um primeiro momento, perceba o espaço em que flui cotidianamente e, num segundo momento, que esse espaço seja registrado em vídeo. A conclusão da oficina é a edição do material audiovisual e, em muitos casos, a fruição - lê-se aqui desfrute, admiração e vivência - dos participantes no espaço captado.
E, no último dia 10, quarta-feira, ocorreu a primeira oficina Olhares (IM)Possíveis, em Bandeirantes, distrito de Mariana, na Escola Estadual Cônego Mauro de Faria, com as turmas da educação integral. Esta ação em Bandeirantes é uma parceria com coletivo MICA - Mídia, Identidade, Cultura e Arte.
Como de costume, os mediadores chegaram “quebrando o gelo” com a turma de cerca de 25 alunos com um jogo teatral. Em seguida, os adolescentes puderam conhecer um pouco sobre a história da fotografia e alguns conceitos básicos. Após se sentirem mais à vontade tanto com a equipe quanto com o tema e as técnicas, é hora de a turma fazer o que chamamos de mapa afetivo. Nesta atividade, cada aluno foi convidado a desenhar o trajeto feito de sua casa até a escola e elencar alguns pontos que o chamassem atenção - seja positiva ou negativamente. Ah, vale escrever também!
Mapa afetivo terminado, é hora de luz, câmera e ação! A equipe do Sentidos Urbanos foi às ruas e acompanhou a turma de alunos nos trajetos indicados, que fizeram os registros fotográficos.
O dia 10 foi bastante produtivo e, na próxima semana, ocorre um encontro no dia 17, quarta-feira. Mas, a equipe ainda tem muito trabalho pela frente, e os encontros para discussão e edição do material registrado acontecem até a primeira semana de Junho. Portanto, nos acompanhe aqui no blog e em nossas redes sociais, que já, já voltamos com mais novidades.



Comentários