Olhares (im)possíveis pausa para recesso

Atividades retornam no próximo semestre para dar prosseguimento às atividades realizadas até aqui.


A Olhares (im)possíveis está finalizando mais um ciclo de atividades. A oficina que tem a linguagem audiovisual como um pretexto para o encontro, nesta semana terminou uma parte das atividade propostas para as escolas Monsenhor João Castilho Barbosa e Professor Adhalmir Santos Maia. É importante salientar que, apesar de ser a mesma oficina, elas acontecem de maneira singular em cada instituição, uma vez que é trabalhada a autonomia dos participantes. Cada encontro é único e refletido nos resultados finais. Além disso, a E.M. Adhalmir Maia está em uma segunda fase da ação, na qual os estudantes do quinto ano estão trabalhando os sonhos que têm para si, para a escola, para o bairro e para a cidade. Neste último encontro, finalizamos as colagens que representam os sonhos de cada um. A ideia é que, nos próximos encontros, estas colagens sejam digitalizadas e editadas com o objetivo de construir intervenções urbanas do tipo lambe-lambes. 

Na E.M. Monsenhor João Castilho Barbosa, por vez, as intervenções urbanas também são temas de trabalho. Depois do roteiro para o filme carta iniciado na semana passada, hoje foi o dia da "Volta no Quarteirão". Nesse atividade, passeamos pelo quarteirão da escola e fotografamos as intervenções urbanas que mais despertam a atenção. As imagens produzidas hoje farão parte do filme carta produzido ao final da oficina. 




Pausa para recesso

O Programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e cidadania é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através da Casa do Patrimônio; com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) por meio do Departamento de Turismo, Artes Cênicas e de Jornalismo; com Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Atualmente é um projeto especial da Pró-reitoria de Extensão da Ufop e, por essa razão, terá suas atividades paralisadas entre os dias 07/09 e 17/09 em detrimento do recesso acadêmico na Ufop. 
Todas as ações que estão em desenvolvimento - entre elas a Olhares (im)possíveis - foram programadas para ter continuidade no próximo semestre. No planejamento constam a finalização das ações nas duas escolas citadas acima. Na Barra, as oficinas retornarão no dia 20/09 e no Adhalmir Maia, elas retornarão no mês de Outubro, uma vez que em Setembro realizaremos outras ações na escola com turmas que ainda não trabalharam com o Projeto. Entre as ações destaca-se a Poéticas e Moradas, uma das principais ações desenvolvidas no Programa que já foi trabalhada em outras escolas da cidade. Durante o recesso, as postagens no blog serão menos frequentes, mas continue acompanhando pelo facebook e por aqui. Em breve estaremos de volta com mais novidades. 





Comentários