Olhares (Im)possíveis recebe Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos

Vencedores do 6º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Foto: AMAERJ

Com o pretexto de ser uma oficina de audiovisual que desperte o olhar dos participantes para a cidade, a Olhares (Im)possíveis é uma das ações desenvolvidas pela equipe do Sentidos Urbanos. A metodologia é fruto da pesquisa do jornalista e mestrando do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, Arthur Medrado. O vídeo, dispositivo que exige reflexão constante. A construção de imagens, contínua possibilidade de leituras. O encontro: ocasião na qual ocorre a troca, a coletividade e a ação humana.
A partir dos encontros, surgem diálogos, impressões, desabafos e incômodos. E nessa série de sentimentos que se confluem, o que muitas vezes se cala, materializa-se. Em postais, mapas afetivos, filmes. Ou no minuto antes de se gritar "gravando" e o silêncio dá espaço as palavras (im)possíveis de se alcançar pela fala. Por essa característica: de priorizar o encontro e a troca, a iniciativa se destaca e foi a terceira colocada no Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, na categoria Práticas Humanísticas. 
Baseada na cartilha do projeto Inventar com a Diferença, que defende e aponta caminhos para a inclusão da linguagem audiovisual na educação, a oficina já atingiu escolas de Ouro Preto e Mariana. Com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan), a ação faz parte das atividades desenvolvidas pela Casa do Patrimônio de Ouro Preto por meio do Programa Sentidos Urbanos. Todo esse reconhecimento é resultado de um trabalho que é feito com dedicação e, principalmente, muito amor. Por si e pelo outro. Para a nossa equipe é uma satisfação fazer parte de projetos como este. Para conhecer melhor a oficina, assista a reportagem produzida pela equipe da TV UFOP, sobre o andamento das atividades na Escola Municipal Adhalmir Santos Maia, em Ouro Preto. 


Comentários