Ações do Sentidos Urbanos são destaque em eventos de educação

As ações desenvolvidas pelo Programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e cidadania foram destaques dentro de dois eventos que tinham como temática a educação patrimonial e da ligação entre o audiovisual e a escola. 


                               
                                                                          Foto: Arthur Medrado/ Programa Sentidos Urbanos

No dia 18 de maio aconteceu, na cidade de Ouro Preto, o I Fórum Municipal de Educação e Patrimônio de Ouro Preto. Na ocasião foram reunidos diversos profissionais e agentes comunitários que possuem projetos relacionados à educação patrimonial. Entre eles a coordenadora do Programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania, Simone Fernandes, que integrou a mesa “Ações de Educação e Patrimônio em Ouro Preto”, ao lado de Sandra Fosque, da Fundação de Arte de Ouro Preto, e de Romilda Mesquita, do Sistema Municipal de Museus; com mediação de Cristina Cairo. Na ocasião, Simone Fernandes apresentou as ações do Programa Sentidos Urbanos, destacando os trabalhos realizados com as Escolas Municipais da cidade de Ouro Preto.

                           
                                                                                 Foto: Beto Staino /Universo Producao

No dia 18 de junho, dentro da programação da CINEOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, ocorreu o Seminário Encontro da Educação (Encontro da Rede Kino), com a apresentação de projetos audiovisuais educativos comunitários selecionados com foco no diálogo escolas: Memórias do Futuro. Dentro dos projetos contemplados, encontra-se a oficina Olhares (Im)Possíveis que foi desenvolvida pelo jornalista Arthur Medrado, como parte do seu mestrado em educação na UFOP, em parceria com o Programa Sentidos Urbanos; a oficina promove um diálogo entre a educação patrimonial e a linguagem audiovisual, com foco em jovens e crianças das periferias de Ouro Preto. Além de explicar a metodologia da oficina, foi exibido um dos “filmes-carta”, desenvolvido durante a ação.

Acompanha todas as nossas atividades aqui e no blog e na nossa página no Facebook. 

Comentários