Sentidos Urbanos e o encontro com estudantes de artes de todo Brasil.



Ouvidos aguçados, olfato refinado... mãos tateando, pés descalços nos trilhos de um trem cego, numa viagem em busca de novas percepções, dando sentido aos tantos sentidos muitas vezes esquecidos.

Assim começaram os Roteiros Sensoriais do XIV EneArte (Encontro Nacional de Estudantes de Artes) que aconteceu na cidade de Ouro Preto dos dias 19 a 25 de setembro. O evento, que contou com a participação de mais de 1000 estudantes de todas as partes do Brasil, ofereceu, em parceria com a Casa do Patrimônio de Ouro Preto - Programa Sentidos Urbanos, vários roteiros sensoriais.

Trajetos de construção do conhecimento acerca do patrimônio; momentos de trocas de experiências, de surpresas, de entusiasmos, curiosidades. Cada roteiro se fez novo, com rostos, histórias diversificadas de um mundo de infinitas possibilidades de experimentação.

Para muitos, Ouro Preto foi desvendada pelos sentidos não muito explorados cotidianamente. A imagem congelada, a fotografia que vai ficar é aquela capturada pela memória que eternizará cada passo, cada cheiro, cada som, experimentados pelo caminho.

Texto: Lidiane Andrade

Comentários