TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL



Caros colegas e parceiros da Educação Patrimonial em todo país,

É com imensa satisfação e indisfarçável orgulho que nos dirigimos a todos vocês que colaboraram para a construção desse processo que culminou no II ENEP - Encontro Nacional de Educação Patrimonial: perspectivas para a construção de uma política nacional, ocorrido entre 17 e 21 de julho, em Ouro Preto/MG, como parte do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana: Fórum das Artes 2011.

O Encontro já mostra alguns frutos como, por exemplo, a inclusão de uma atividade de Educação Patrimonial no Programa Mais Educação do MEC, a partir da participação deste ministério no II ENEP e da mobilização da platéia neste sentido. Também já se desenha, no Iphan, duas minutas de portaria para regulamentar as ações educativas no âmbito das ações institucionais. Outros parceiros vêm relatando desdobramentos do encontro e que, esperamos, sejam compartilhados entre todos nós que estamos iniciando essa mobilização nacional em prol da Educação Patrimonial.

Para fomentar a mobilização desse grupo, aproveitamos a ocasião para enviar, neste e-mail, a minuta do documento final elaborado pelos Grupos de Trabalho, votado pela plenária do encontro e revisado pelo grupo de relatoria, o qual a plenária incumbiu de fazer os ajustes de redação necessários à melhor leitura e disponibilização pública.

Neste momento, torna-se imprescindível a continuidade da parceria estabelecida com cada um dos participantes do encontro, no sentido de que todos se manifestem em relação a este resultado final do II ENEP, e que, na medida do possível, o façam da forma mais participativa. Sugerimos, nesse sentido, que cada participante ou grupo de participantes do encontro mobilize em seus locais de atuação pequenas assembléias/oficinas, onde se apresentem o documento e seu processo de construção, buscando assim, que os participantes dessas assembléias locais tomem conhecimento, se apropriem e façam suas contribuições coletivas ao texto.

Sugerimos que os relatos dessas pequenas assembléias com sugestões de alteração ao texto sejam registrados em documento enviado para: educacaopatrimonial.encontro@gmail.com.

Todas as contribuições serão disponibilizadas pelo blog da Casa do Patrimônio de Ouro Preto/Projeto Sentidos Urbanos no endereço: http://programasentidosurbanos.blogspot.com/.

As contribuições serão recebidas até o dia 30 de setembro e serão compiladas e sistematizadas pela equipe da Coordenação de Educação Patrimonial, com auxílio do grupo de redação do encontro. O documento final será disponibilizado no site do Iphan e dos parceiros da rede Casas do Patrimônio.

Mais uma vez, contamos com a colaboração, o comprometimento e a dedicação de todos que estiveram no II ENEP e que são parte deste belo trabalho de construção democrática de uma nova política de patrimônio, no âmbito da Educação Patrimonial.

Clique aqui para consultar o documento: http://clica.ai/EEDQ

Comentários